sobre / contato
Filipe Gontijo migrou das produções de internet para o cinema em 2006, no 39o Festival de Brasília quando conquistou o prêmio do júri oficial de melhor direção em curta-metragem. Após trabalhar em TV aberta, o cineasta foi convidado para ser um dos fundadores da TV Universitária de Brasília. Na UnBTV, criou e dirigiu programas com dramatização, humor, cultura e educação. A versatilidade ajudou em documentários, DVDs musicais, animações, videoclipes, e o estilo inovador garante a atenção do mercado publicitário, no qual atua como roteirista e diretor. Em publicidade atendeu clientes como Unicef, Sebrae, BB, Twitter, Deezer, Samsung, diversos ministérios e o governo federal.
Formou-se em comunicação na Universidade de Brasília com projeto final sobre roteiros adaptados. Ao sair da faculdade, Filipe criou A Gruta, filme interativo que ultrapassou 400 mil espectadores em cinema, app e internet. Na sequência foi curador da primeira mostra internacional de cinema interativo e participou de cursos de roteiro com professores como Robert Mckee e também cursos de direção e interpretação para o audiovisual.
Filipe produziu formatos híbridos como o filme-jogo interativo e o gibi-clipe, e está à frente da Caixote, um projeto que humaniza os filmes de realidade virtual. O amor pela liberdade, a imaginação e a fantasia se manifesta em seu longa-metragem quixotesco, Capitão Astúcia, lançado em 2025 depois de uma carreira de 49 prêmios em festivais. O próximo longa de Filipe é o Entrequadras, que fala de amizade em Brasília nos anos 90, quando a capital ainda era cheia de gangues.
contato: gontijo@historiaefilmes.com
Leave a comment