2025 © Papai Pequeno Histórias e Filmes. Todos os direitos reservados.

GIBI-CLIPE

Videoclipe VERTICAL idealizado para tablets.

ipad com clipe_semlayerLançado em 2012, provavelmente a primeira produção vertical séria do país (criação pré-Instagram, quando era cringe gravar vídeo vertical)

Texto da época: Cada vez mais pessoas usam seus tablets para ler gibis, ver filmes e ouvir música. Agora, com o videoclipe Curtindo a Vida Adoidado, pode-se experimentar a fusão dessas três atividades. A música da banda Super Stereo Surf inspirou a criação do novo formato. “Você assiste como quem lê uma revista, com o tablet na vertical.

Fizemos uma homenagem aos quadrinhos de horror dos anos 50 e usamos a forma atual de ler gibis”, explica o diretor Filipe Gontijo.

As referências aos quadrinhos clássicos estão no visual deste trabalho e também no seu enredo. Em um clima de flerte e ingenuidade, gatinhas e garotões estão reunidos para um churrasco. Se no gibi americano o monstro vinha do pântano, nesse videoclipe, ele é bem brasiliense: vem do Lago Paranoá. O primeiro gibi-clipe do mundo é cheio de belas garotas, grandes aventuras e… um monstro pequenino.

O resultado final se encaixou bem na música, como definiu o guitarrista da banda, Alex Maraskin. “Nossa surf-music tem essa pegada de trilha sonora, um som despretensioso com a cara dos filmes e dos gibis de antigamente”.

4

3333

4444

A controvérsia com a Apple

Durante a gravação do gibi-clipe, um ipad esteve presente para facilitar a visualização final da obra. Câmera de lado, marcação no monitor, tudo para o encaixe perfeito na tela vertical do tablet e no layout de página desenhado pelo diretor.

Quando o aplicativo, com o clipe, músicas, facebook, etc., foi enviado à Apple, uma surpresa: as imagens foram consideradas censuráveis. “Imagina se os bikinis não fossem estilo anos 50…”, comentou o produtor Viça Saraiva após a última tentativa de contato com a empresa da maça. Circulam na internet pistas sobre quais seriam as regras: Nada de de roupa de banho, no skin (sem exibição de pele). O videoclipe tem pele. Também é proibido silhuetas, mesmo que desenhadas, de pessoas nuas. Nada que possa ser sexualmente provocante.

Embora os aplicativos da apple possuam classificação etária, a vontade de proteger os menores de conteúdo adulto levou a empresa ao extremo. Entre 2010 e 2012 foram banidos mais de 5000 aplicativos.

Uma política diferente rege o youtube. Ali o contexto da nudez é avaliado o que permite acesso a muita besteira, mas também a conteúdos artísticos que nem passariam perto de ser aprovados pela apple.

Mas e esse clipe? Pode ser considerado “indecente”?


Diretor/roteirista/diagramador/editor: Filipe Gontijo
Diretor de Produção: Viça Saraiva
Produção: Caza Filmes e Henrique Siqueira

hypebot.com
Music Business

The above video for the band Super Stereo Surf, designed to be watched in vertical orientation on a tablet, not only suggests that life is good for sea monsters but is also a reminder that just because we used to watch videos on tv doesn’t mean we have to be forever constrained by the physical dimensions of tv sets.

Repercussão Gibi-clipe
Repercussão Gibi-clipe